Camponês em São Paulo

O pesquisador norte-americano Clifford Andrew Welch lança o livro A semente foi plantada: as raízes paulistas do movimento sindical camponês no Brasil, 1924-1964, pela editora Expressão Popular. O historiador, que trabalhou no meio rural nos Estados Unidos, busca em seu estudo a origem de lutas sociais dos trabalhadores agrícolas na região de Ribeirão Preto.

De acordo com Welch, vários movimentos sindicais em São Paulo e no Brasil vão se formando antes mesmo da formação das Ligas Camponesas (importante organização de luta pela reforma agrária do sertão pernambucano) em 1946. Em 1963, nasce a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, que segundo ele, é a maior organização de trabalhadores rurais e de pequenos agricultores do mundo.

Por meio de uma ampla pesquisa, o historiador norteamericano faz uma leitura peculiar dos fatos (valorizando tanto um livro de um renomado intelectual como Kennneth Maxwell quanto a memória de um camponês) e analisa com profundidade a luta destes trabalhadores. Welch trabalhou com vários arquivos e coleções de fontes primárias; consultou material de imprensa da época como diários, revistas, jornais e boletins; buscou fontes em referências bibliográficas, entrevistou lideranças que atuavam naquele período e consultou entrevistas já existentes. “O livro traz as vozes mais importantes do agronegócio no Brasil, entre o final do século passado até meados dos anos 60”, ressalta o autor.

A semente foi plantada faz parte da coleção Geografia em Movimento da editora Expressão Popular. A coleção tem conselho editorial indicado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT, em Presidente Prudente. O livro é uma versão revista e ampliada da obra The seed was planted: the São Paulo roots of Brazil´s Rural Labor Movement, 1924-1964, publicado em 1999, pela Pennsylvania State University Press, nos Estados Unidos.

Escute no repositório virtual a história do autor, e outras narrativas construídas a partir da pesquisa na entrevista de Welch (número 667) para o Perfil Literário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: